Feng ShuiA origem da expressão “Feng shui” está no livro dos Enterros, Zang Shu, escrito pelo Mestre Guo Pu (276-324 d.C), presente na citação “O Qi é disperso pelo vento (Feng) e acolhido pela água (Shui)

Há mais de 4000 anos que os chineses defendem, que cada espaço natural, edificado, ou terreno, é dotado da sua própria vibração,  influenciada pela presença do Q i e susceptível à influência do ambiente à sua volta.

Segundo o Feng Shui, quando as pessoas procuram o equilíbrio entre as forças da natureza, elas podem atrair a prosperidade, saúde e boa sorte. Por outro lado, se ignoram ou desprezam as forças benéficas da natureza e se alinham com influências negativas, podem experimentar dificuldades, doenças, desânimo.

Os chineses comparam os benefícios que o tratamento do Feng Shui pode proporcionar a um espaço, aos  benefícios que a prática da acupuntura oferece a quem a ela recorre. Segundo eles, à semelhança do acupuntor que diagnostica os bloqueios de energia no corpo e utiliza as agulhas para restaurar a livre circulação da energia, o consultor de feng shui deteta as influências visíveis e invisíveis num determinado ambiente e recomenda curas num determinado espaço do imóvel, que serão capazes de mudar a circulação de energia no seu todo.

Objetivos do Feng Shui

  • Guardar e preservar as boas influências disponíveis no lugar, com o objetivo de as preservar e distribuir por todo o edifício
  • Reduzir os efeitos negativos das influências nocivas ao local.
  • Implementar “curas” que possam trazer bons benefícios em termos de saúde, harmonia, bem-estar e boa sorte para todos os moradores.

Atualmente as escolas de Feng Shui  mais conhecidas são: a Escola da Forma, pertencente ao Feng Shui Tradicional Chinês, a Escola da Bússola, também pertencente ao Feng Shui Chinês e a Escola do Chapéu Preto de origem Tibetana, que utiliza como instrumento o Ba-Gua alinhando o Norte.

Dicas para através do Feng Shui atrair boas energias

  • A cama deve ter cabeceira e estar posicionada contra uma parede. Segundo o Feng Shui, devemos ter uma “montanha” a proteger as nossas costas ao dormir e evitar o movimento atrás delas.
  • Para atrair energia positiva, o “rio” tem de circular, por isso deve fazer uma grande limpeza a papeis, roupas e objetos que não use, que estão parados pois eles estão a gerar estagnação de energia o que não é nada bom.
  • Muito verde na casa, as plantas trazem boas energias. Encha a sua casa de flores vermelhas e amarelas ou arranjos com girassol, pois atraem abundância e prosperidade.
  • O fogão é considerado o cofre da casa, é nele que preparamos os alimentos que nos vão dar o sustento. O fogão deve estar sempre impecavelmente limpo, com todas as bocas a funcionar em pleno e nada de lixo perto dele (é anti próspero)
  • As casas de banho são consideradas “ladrões da abundância” , como tal mantenha sempre a porta fechada e o tampo da sanita para baixo.