meridianos principais.pngOs meridianos principais são também conhecidos por regulares. Existem em pares bilaterais, um para cada lado direito e esquerdo do nosso corpo. São em numero 12 e estão relacionados com os órgãos, as vísceras ou funções.

Os 12 meridianos principais são:

-O pulmão, o intestino grosso, o estômago, o baço/pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, pericárdio, triplo aquecedor, vesícula-biliar e fígado.

As energias percorrem os meridianos com uma ordem específica, que coincide com a ordem da denominação dos 12 meridianos, isto é, a energia inicia o seu percurso no pulmão, posteriormente dirige-se ao intestino grosso, estômago, baço/pâncreas e assim por diante até ao fígado.

Existe também um sentido determinado em relação às divisões do corpo, cabeça, tronco, e membros, que não iremos explorar. Estas informações são úteis, pois permitem-nos verificar a existência de uma relação natural entre a ordem e o fluxo energético. Assim, um bloqueio de energia por exemplo na bexiga, pode diminuir a energia do meridiano subsequente, os rins.

Além desta relação, existem muitas outras entre os meridianos, e são elas que formam os princípios e técnicas de tratamento utilizadas, na Acupunctura, Shiatsu, do-in entre outras. Todas estas técnicas e princípios, visam um objectivo comum, o de reequilíbrio das energias dos meridianos e do corpo.