qi.pngÉ extraordinariamente difícil, e muitas vezes até impossível, traduzir termos chineses, pois na realidade um termo pode ter inúmeras facetas e significados de acordo com o contexto em que se insere, além disto, não nos podemos esquecer das diferenças culturais entre Oriente e Ocidente, que também são um factor de relevo no incremento dessas dificuldades.

Particularmente o conceito de Qi, é muito importante para o entendimento da acupuntura, ele é constantemente requisitado e está presente em tudo, como iremos constatar em muitos temas que abordaremos neste Blog.

O conceito de Qi, ocupou os filósofos chineses, desde o início da civilização até os tempos actuais. O seu caractére chinês, representa em simultâneo algo material e imaterial. A sua tradução,é difícil e parece ficar sempre aquém do seu significado. Foram propostas palavras como “energia”, “éter”, “matéria-energia”, “força vital”, “poder da vida”, “poder vital”, e embora muitos médicos da actualidade provavelmente concordem que o Qi possa ser designado por “energia“,desde que este expresse uma continuidade da matéria e da energia, eu pessoalmente, aprecio a forma como Wang Chong (27-97 d.C.), definiu o Qi: “O Qi produz o corpo humano da mesma forma que a água se torna gelo. Assim como a água congela, o Qi coagula-se para formar o corpo humano. Quando o gelo derrete torna-se água. Quando uma pessoa morre, torna-se espírito, assim como gelo derretido se chama água”

Zang Zai (1020-1077), foi quem mais desenvolveu o conceito de Qi, introduzindo ideias como a condensação e dissipação do Qi, como origem dos fenómenos do Universo, o grande vazio, como sendo o Qi no seu estado continuo, entre outras. Nas palavras dele: ” Todo nascimento é uma condensação, toda a morte uma dispersão. Nascimento não é um ganho, morte não é uma perda…” A vida humana não é mais que a condensação do Qi, e a morte a dispersão do Qi.

O Qi é uma forma contínua de matéria, que resulta na forma física (Xing), quando se condensa. Xing é uma forma descontínua da matéria, que resulta no Qi quando se dispersa.