watsuWatsu, deriva da fusão das palavras water (água) e shiatsu (pressão com os dedos), é portanto, o shiatsu dentro de água :) Esta técnica foi desenvolvida na Califórnia, Estados Unidos da América, na década de 1980, por Harold Dull.

O Watsu consiste numa técnica de hidroterapia relaxante dentro de água quente, que combina movimentos fluidos e harmoniosos, com técnicas de shiatsu. Os movimentos são combinados com pressão dos dedos em pontos de acupuntura e massagem shiatsu, enquanto o paciente flutua numa piscina de baixa profundidade (cerca de 1m) e temperatura da água de 35ºC.

Esta terapia utiliza a leveza do corpo na água quente, para movimentar as articulações, alongar os músculos e libertar a coluna vertebral.  Os movimentos são executados em harmonia com a respiração originando uma sensação de relaxamento e prazer  indescritível, absolutamente maravilhosa.

O Watsu tem vindo a ser incorporado em planos de tratamento terapêutico, em clínicas, hospitais, centros termais, spas e centros de reabilitação. Pode no entanto, ser também utilizado pelo público em geral em algumas termas, como as termas do Estoril.

Os benefícios do watsu são muitos, mas numa pequena síntese, podemos afirmar que a prática de watsu nos ajuda a recuperar o equilíbrio corporal e energético, promovendo a sua reabilitação tanto física como mental.