A Acne é uma doença de pele. Surge com maior frequência na adolescência com o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas provocando borbulhas, pontos negros e espinhas.O grande problema surge, quando os poros ficam bloqueados e infeccionados, adquirindo o aspecto de bolha cheia de pus branco.

A acumulação de sebo na pele leva à propagação da infecção criando um ambiente muito propício à proliferação das bactérias, principalmente da propionibacterium acnes. A acne é uma doença de predisposição genética, apresenta um quadro clínico  de vários estágios e gravidades.

Existem vários tratamentos possíveis para a acne dependendo da sua gravidade, no entanto a maior parte deles é muito agressiva o que obriga a um acompanhamento pelo dermatologista. Actualmente, com a abertura crescente do mundo Ocidental à acupuntura, surge como uma boa alternativa ao uso de quimicos e antibióticos, o tratamento da acne por acupuntura e fitoterapia.

Cerca de 85% dos jovens e com maior incidência no sexo feminino, padecem desta doença, a acne, e por isso torna-se pertinente dar a conhecer alguns cuidados a ter com a pele, com a alimentação, hábitos sociais e  exposição a factores externos, de forma a evitar ou pelo menos atenuar as marcas das lesões causadas pela acne.