A MTC tem uma linguagem muito própria difícil para um ocidental a perceber na sua plenitude. Tento traduzir o mais possível e da melhor forma que sei, no entanto existem expressões que tenho obrigatoriamente de usar  mesmo sabendo que não são de leitura fácil.

Sei por experiência, que com a leitura frequente, este tipo de linguagem começa a tornar-se familiar e perceptível, portanto, não desista de ler os vários ” posts” mesmo que estes  lhe pareçam “chinês” :)

As causas do edema segundo a MTC e segundo Giovanni Maciocia são 5

O Vento Exterior

O vento-Frio ou Vento-Calor exterior invade a parte do Qi Defensivo onde este mesmo circula em conjunto com fluidos, prejudicando a circulação do Qi do pulmão de tal forma, que este não consegue dispersar os fluidos, originando o edema. Geralmente o edema dá-se na face e nas mãos.

Umidade Exterior

A Umidade-Calor exterior pode invadir o Estômago e o Baço, prejudicando a sua função de transporte e transformação dos fluidos, originando a sua estagnação e consequente retenção sob a pele formando o edema.

Dieta Irregular

Uma dieta irregular e com ingestão de grandes quantidades de alimentos gordurosos e lacticínios, prejudica a função do Baço que é a de transformar e transportar os fluídos, causando edema.

Sobrecarga de Trabalho e Excesso de Atividade Sexual

A sobrecarga de trabalho e excesso de atividade sexual, enfraquecem o Rim, prejudicando assim a sua função de transformar os fluidos, gerando, possivelmente, edema.

Calor Tóxico Proveniente de Feridas ou Carbúnculos

O calor tóxico que advém de carbúnculos ou feridas, pode impedir a limpeza e a excreção, do espaço entre a pele e os músculos, o chamado cauli, gerando o edema.