autismoO autismo é um transtorno global do desenvolvimento (TGD), isto significa uma disfunção global do desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação do individuo, de estabelecer relacionamentos, de comportamento, de socializar, de responder a estímulos do meio que o rodeia.

No entanto o autismo não se manifesta da mesma forma em toda a gente, existem crianças autistas que apresentam a fala e a inteligência intactas e outras pelo contrário simplesmente não falam, emitem sons, uns fecham-se em si mesmos e parecem sempre muito distantes, outros presos e rígidos.

Estas diferenças no modo de manifestação do autismo, chama-se espectro autista. As causas desta doença, continuam a ser desconhecidas, mas a pesquisa é intensa e ativa, e julga-se estarem envolvidos diversos fatores como a genética, e embora nada comprovado a dieta, a contaminação por mercúrio, e a incapacidade do organismo utilizar de forma adequada vitaminas e minerais.

Há algum tempo surgiu nos EUA e agora estende-se à Europa, o medo das vacinas poderem estar relacionadas com o autismo. Na verdade, nada está provado e comprovado, o que se sabe é que quanto mais cedo for diagnosticado o autismo na criança e já é possível fazê-lo antes dos dois anos, mais cedo a criança pode começar receber terapias, como a acupuntura entre outras, e estímulos adequados ao seu desenvolvimento muito próprio e particular.

Um estudo publicado pelos Centros de Controle e prevenção de Doenças dos EUA, indica que o autismo é muito mais frequente e comum, do que se imagina. Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso numa carreira profissional, no entanto continuarão sempre a necessitar de muito apoio e encorajamento na sua luta para uma vida independente.