Fígado GordoO Fígado Gordo, é um problema em crescendo nos dias de hoje, e que se não for levado a sério, pode culminar em diversas situações complicadas…Eu diria até, situações mesmo graves!

A esteatose hepática, nome cientifico para fígado gordo, é uma doença do fígado que se caracteriza pela acumulação de gordura neste orgão. Se não for tratado, o fígado pode continuar a inchar e acabar numa cirrose.

Sintomas de Fígado Gordo

Não é fácil detetar sintomas no fígado gordo, normalmente esta doença é assintomática, mas por vezes manifesta-se e os sintomas mais comuns são:

  • Sensação de peso após as refeições
  • Fadiga crónica, persistente
  • Dor no abdómen
  • Inchaço do abdómen

Causas que provocam o Fígado Gordo

As principais causas que provocam o fígado gordo, são a alimentação, como eu tenho vindo a insistir, esta é a base da saúde, e  já há atualmente e assente em estudos científicos, diversos tipos de alimentação, promotoras de saúde :) por exemplo a alimentação alcalina.

Então a alimentação que deve evitar, é a rica em alimentos gordurosos ( principalmente as gorduras saturadas, de origem animal) , e a bebida (exagerada).

No entanto, existem fatores genéticos que predispõem ao fígado gordo. Estes, ainda estão pouco estudados, mas acredita-se que tenham relação com os mesmos fenómenos genéticos que levam ao aparecimento  dos diabetes.

O uso de alguns medicamentos (que de acordo com a sua composição e ação) , também pode estimular a acumulação de gordura no fígado.

A esteatose hepática também pode estar associada a outras doenças, como a diabetes, a hipertensão e a obesidade.

Tratamento para o Fígado Gordo

O tratamento para o fígado gordo, baseia-se apenas na reeducação alimentar, comer muita fruta, e legumes, na diminuição de peso corporal e na prática de exercício físico (muito importante).

Parece simples… mas não é…exige uma grande força de vontade, mas a causa é boa :) você merece!