O reumatismo é uma doençaO reumatismo não é uma doença. Na verdade, o termo reumatismo, engloba um grupo de doenças, mais de cem, que afetam os ossos, as articulações e os músculos. Caracteriza-se por dores, muitas vezes fortes, e pela restrição dos movimentos.

Contrariamente ao que muitos pensam, o reumatismo não se cinge aos mais idosos, em boa verdade, ele atinge crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 A artrite, a fibromiálgia, e o lúpus, são formas de reumatismo que surgem com frequencia em crianças e jovens. Nas pessoas com mais idade, a forma de reumatismo mais comum é a que provoca deformações articulares nos dedos das mãos, joelhos, tornozelos, ombros, coluna vertebral enfim em todo o esqueleto, e chama-se artrose ou osteoartrite. Claro que muitos padecem também artrite reumatoide que já implica inflamação.

A medicina tradicional chinesa, divide as patologias em doenças de frio e de calor, e apresenta inumeras ervas para tratar estas doenças. Na verdade a acupuntura trata o reumatismo, auxilia-se com ervas e fórmulas chinesas, e consegue parar  a evolução da doença equilibrando a imunidade do organismo, como consequencia dá-se a desinflamação da a articulação e promove-se a regeneração da cartilagem.

No mundo Ocidental ainda é dificil, acreditar na eficiência das medicinas alternativas inclusivé na acupuntura, mas em relação ao reumatismo, e por enquanto, a medicina convencional só aconsegue amenisar ou retardar os sintomas, à custa de medicamentos quimicos e em tomas  crescentes até ao fim da vida.