rugas.pngRugas, todos as têm ou todos as virão a ter…As rugas são vincos que resultam de uma flacidez da pele e dos músculos. São as chamadas marcas do tempo e da vida, pois decorrem da natural perda de tonicidade, elasticidade e firmeza inerentes ao passar dos anos e também da forma como nos vamos tratando, tanto ao nível físico como psicológico.

As medicinas ditas Ocidentais e Orientais, têm uma forma distinta de olhar para as rugas se para a Medicina Ocidental estas não passam de um problema de ordem estética, sendo a sua intervenção apenas no local a tratar, na Medicina Tradicional Chinesa, o aspecto exterior é de facto o espelho do bemestar ou não, interior. Assim, o tratamento das rugas ou de qualquer outra parte do corpo, é feito abrangendo o paciente como um todo,tratando a sua parte física e a psicológica.

Acupuntura estética

De uma maneira geral podemos dividir as rugas em três categorias. A primeira refere-se às rugas muito finas que se desenvolvem em redor das pálpebras, superior e inferior, boca e lábios. A segunda, diz respeito às rugas um pouco maiores e mais profundas, destacando-se a zona lateral dos olhos o espaço entre as sobrancelhas e a região em torno do sulco nasolabial. Finalmente a terceira categoria, contempla rugas ainda maiores e mais profundas que normalmente se desenvolvem ao longo da região inferior das bochechas, no pescoço e de uma forma geral ao longo da região lateral das mandíbulas.

Devo salientar que as rugas são progressivas, começando na categoria um até à três, daí a importância de um tratamento que aposte numa primeira fase na prevenção, a Medicina Tradicional Chinesa. A Medicina Ocidental, é mais vocacionada para o tratamento após o sintoma, neste caso após o surgimento da ruga.

O tratamento das rugas faciais assim como qualquer outro deve ser feito por profissionais qualificados, um dos tratamentos possíveis consiste em fazer Acupuntura sistémica, para tratar possíveis distúrbios internos que se podem manifestar em forma de rugas. Recorrer a Terapias Manuais, para a estimulação do corpo,e relaxamento culminando numa massagem específica da face. Acupunctura facial, tratando directamente a ruga. Finalmente, podemos também recorrer à Electroacupuntura, para estimular, fortalecer e relaxar a musculatura da face.

A título de curiosidade, vou indicar alguns pontos sistémicos que podem beneficiar o tratamento facial, no entanto existem outras combinações de pontos que podem ser usadas consoante o paciente em questão:

  • IG4 (Hegu);
  • E9 (Renying);
  • E36 (Zusanli);
  • F3 (Taichong);
  • VC4 (Guanyuan);
  • VC12 (Zhongwan)