prevenção da acneO aparecimento de Acne na fase da adolescência é normal,atingindo cerca de 85% de jovens. A acne é uma doença que afecta rapazes e raparigas e dependendo da sua gravidade, pode levar ao afastamento e isolamento do jovem lesado, por vergonha ou até descriminação. Para tentar evitar o problema ou pelo menos atenuar a sua força, devemos apostar na prevenção da acne, o que passa pela adopção de alguns procedimentos diários.

Para ter uma pele saudável o corpo e a alma têm de estar em equilíbrio, o órgão responsável pelo controlo da pele e do  espaço entre esta e os músculos, o pulmão, tem de estar saudável e forte . Na verdade, o pulmão tem inúmeras funções e assume uma extrema importância na Medicina Tradicional Chinesa, ´´e onde se abriga a Alma Corpórea, e é muito afectado pela aflição, mágoa ou pela tristeza, sentimentos estes que devemos EVITAR, quanto mais não seja pelo bem do pulmão logo também da pele.

Cuidados a ter com a pele

  1. Lavar a cara com um sabonete adequado ao tipo de pele, de manhã e à noite
  2. Usar um tónico sem álcool para acalmar a pele
  3. Hidratar a pele, mas preferir hidratantes em gel.
  4. Esporadicamente, fazer uma limpeza de pele, para retirar os cravos e espinhas. Procurar um especialista para o efeito, uma  vez que espremer as espinhas e os cravos sem cuidado, pode alastrar a acne a outros pontos do rosto e agravar as infecções
  5. Comer comida saudável
  6. Evitar o stress, este faz mal a tudo e a pele não é excepção
  7. Evitar o uso de maquilhagem, para a pele respirar o mais possível. Claro que para uma festa ou outra o uso de um corrector de borbulhas é permitido, no entanto não esquecer de o retirar totalmente.
  8. Deve-se secar o rosto com um toalhete de papel em vez de uma toalha, para evitar a propagação da infecção
  9. Evitar espremer as espinhas e borbulhas e andar com as mãos na cara.
  10. Evitar comer muito chocolate. Este por si só não provoca acne, mas pode agravar um quadro já existente