línguaSegundo a Medicina Tradicional Chinesa, a forma do corpo da língua, revela as condições de Deficiência ou de Excesso e acrescenta mais informações às que se obtêm  pela observação da cor do corpo da língua. Por exemplo, quando a língua está pálida, pode indicar uma deficiência de Yang, mas se também se encontrar muito aumentada, indica que a deficiência de Yang é grave e que já levou à acumulação de Humidade ou Fleuma.

Uma língua fina, e estou-me a referir à espessura e não à largura, indica deficiência de Sangue ou de Fluidos Yin. No entanto, não é muito comum, provavelmente porque a Humidade e Fleuma, que tornam a língua aumentada, são fatores patogénicos comuns e predominantes.

Um aumento global da língua indica sempre Humidade ou Fleuma, no entanto um aumento parcial, pode indicar outras patologias. As áreas onde ocorre um aumento parcial com maior frequência, são as laterais (lados da língua), na área do fígado, do tórax e o terço anterior.

O aumento na área do Fígado, indica Calor no Fígado, a cor é vermelha e é muito comum. O aumento na área do Tórax indica retenção de Fleuma no tórax ou deficiência de Qido Pulmão. O aumento na ponta da língua, normalmente associado com a cor vermelha, indica Calor ou Fogo no Coração, com origem em problemas emocionais sérios.O aumento no terço anterior da língua, indica retenção de Fleuma nos Pulmões.

Língua rígida, dura com perda de flexibilidade e maleabilidade normais, indica Vento interno, êxtase de Sangue ou deficiência grave do Yin.

Língua flácida, frouxa e em casos graves tem aparência enrugada, indica falta de Fluidos Corporais ou de Sangue.

A Língua longa é mais estreita e quando é esticada projeta-se para fora mais do que o normal. Não é muito comum e indica sempre Calor.

A Língua curta parece estar contraída e o paciente não consegue esticá-la para fora da boca. Se a língua estiver pálida, indica Frio interno grave e deficiência de Yang se estiver vermelha e sem saburra, indica deficiência grave de Yin. No primeiro caso, não se consegue estender a língua porque o Frio interno contrai os músculos e no segundo, porque não há fluidos suficientes na língua.

Língua trémula, que se agita rapidamente e apresenta uma pequena amplitude de movimentos quando estendida, indica na maioria dos casos clínicos, uma deficiência do Qi do Baço ou do Yang do Baço.

Língua com marcas de dentes, indica deficiência crónica do Qi do Baço. Mas nem sempre uma língua com marcas traduz este quadro.

Língua móvel, mexe-se lentamente de um lado para o outro com uma vasta amplitude de movimentos quando se estica. É normalmente observada em idosos e indica Vento.

Língua desviada, é uma língua que quando se estica desvia-se  para um lado, observa-se com frequência em idosos. O significado clínico mais comum é Vento interno. Quando se observa este tipo de língua numa pessoa jovem, pode significar alguma deficiência do Coração.