diabetes alzheimerInvestigadores da Universidade de Coimbra, fizeram diversos estudos com ratos, portadores das duas doenças geneticamente induzidas, e concluíram que portadores de diabetes tipo-2, podem facilmente desenvolver alzheimer.

A diabetes e o Alzheimer são duas doenças de crescimento exponencial desde há alguns anos para cá, e esta fantástica descoberta Portuguesa, dá-nos a possibilidade de reflectir um pouco sobre este assunto procurando numa primeira fase adoptar hábitos alimentares saudáveis, evitando a diabetes tipo-2 e numa segunda fase, se esta doença já estiver instalada, procurar o quanto antes formas de a controlar e regredir.

A acupuntura é uma boa opção de tratamento da diabetes, mas a alimentação é fundamental. Existem certos alimentos que baixam o índice glicémico do sangue e são muito benéficos para quem tem diabetes. Por exemplo, os tremoços combatem a diabetes, a alface, o limão enfim, felizmente existem muito mais alimentos com a mesma ação, fundamental à qualidade de vida de quem tem diabetes.

Talvez, esta descoberta nos motive o suficiente, a dar a importância que a alimentação e o estilo de vida realmente merecem e têm na saúde humana. Não é por acaso que muitos médicos do “antigamente” já diziam que a alimentação correta, é a maior prevenção contra as doenças.