impotenciaA Disfunção Erétil, muito vulgarmente designada por impotência sexual, é chamada na medicina chinesa de Yang Wei, que indica doença caracterizada pela “apatia do yang. Afecta principalmente o universo masculino, mas não é exclusivo e pode afectar também o sexo feminino.

Na medicina chinesa os principais fatores que afetam a ereção são:

  • O Vaso Governador-yang do rim
  • O Sangue-sangue do coração
  • O Vaso Penetrador
  • Canal do Fígado (Principal, de Conexão, Muscular e Divergente) envolve o pénis.

As principais causas para a impotência são:

  • Idade avançada
  • Atividade Sexual excessiva
  • Dieta Irregular
  • Tensão emocional
  • Atividade física excessiva
  • Sobrecarga de trabalho

À medida que o homem avança na idade, a Essência do Rim vai-se, de uma forma natural, declinando, e o Fogo da Porta da Vida (Ming Men), gradualmente vai diminuindo. Este facto, em particular o declínio do Fogo da Porta da Vida, causa a impotência nos idosos.

A atividade sexual excessiva, ou a masturbação excessiva, causam o declínio tanto da essência do Rim como do Fogo da Porta da Vida que como já sabemos pode causar impotência. Claro que o termo “excessivo” é subjetivo, e neste caso apenas relacionado, com a idade do homem. O nível excessivo de atividade sexual num homem de 50 anos, pode ser normal num de 20 anos. Um guia grosseiro, pode ser conseguido, dividindo a idade do homem por 5, a fim de indicar a frequência da atividade sexual. Por exemplo um homem de 40 anos, 40/5=8, a frequência ideal seria, uma vez de oito em oito dias. Claro que estes cálculos, são feitos para homens com boa saúde, se sofrer de deficiência de Rim, a atividade sexual deve ser reduzida.

A atividade sexual do homem, inclui a ejeculação, e é a excessiva frequência de ejeculação, que enfraquece o Rim, e não a atividade sexual sem ejeculação.

A Dieta é também muito importante na medicina chinesa, na verdade o consumo excessivo de alimentos gordurosos, fritos e de laticínios, pode gerar Humidade ou Fleuma. Tanto a Humidade como a Fleuma, podem afetar o sistema genital masculino e levar à disfunção erétil.

A tensão emocional é de facto uma causa de “peso” na impotência masculina, principalmente nos pacientes dos países Ocidentais . Na verdade todas as emoções podem gerar estagnação do Qi eisto inicia um processo patológico que posteriormente envolve algum Calor e frequentemente Humidade ou Fleuma. Em particular, a preocupação, o pesar, a tristeza afetam o Baço e Coração e podem causar a impotência por deficiência do Sangue do Coração. O medo, e a ansiedade afetam o Rim, e podem gerar impotência por deficiência do Rim. A raiva reprimida e a culpa, podem gerar a estagnação do Qi, e a estagnação de Sangue, causando também a disfunção erétil.

A Atividade física excessiva, que pode incluir a corrida excessiva ou qualquer atividade em ginásio, como musculação, enfraquece o Yang do Baço e Rim e pode gerar impotência.

A sobrecarga de trabalho é outra causa muito importante de impotência, nos pacientes Ocidentais. As longas horas de trabalho sem descanso, e por vezes sob condições de stress, por muitos anos, enfraquece o Rim, particularmente o Yin do Rim. Sendo esta causa de impotência, muito frequente nos homens de meia-idade.