RimA Medicina Oriental, como a acupuntura, e a Medicina Chinesa ( incluindo a Fitoterapia), trata com uma resposta muito satisfatória, as doenças neuro-degenerativas, como o Alzheimer, o Parkinson e as sequelas resultantes de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A Medicina Ocidental diz-nos que as células nervosas não são capazes de se regenerar e como sabemos, as doenças de Alzheimer, Parkinson e as sequelas de AVC, envolvem a morte e atrofia das células nervosas do cérebro, os neurónios. Assim, a actuação da Medicina Ocidental, fica cingida ao tratamento sintomático. Apesar de terem origens diferentes, os pacientes mostram padecer de sintomas comuns, como a falta de memória, irritabilidade, distúrbios emocionais, incontinência parcial ou total, rigidez muscular, apatia, tremores entre outros.

Na Medicina Oriental, as doenças neuro-degenerativas são caracterizadas por uma deterioração progressiva, e a sua origem pode estar na Deficiência da Essência do Rim, bloqueio do Canal do cérebro, ou de ambos.

O Rim, na Medicina Tradicional Chinesa, é o órgão responsável pelo controle dos ossos e da medula, e quando padece de estagnação de Sangue ou acumulação de catarro  causa doenças neuro-degenerativas. Assim o tratamento, baseia-se na tonificação do Rim e na remoção da estagnação de Sangue.

A sabedoria ancestral Oriental, diz que o tratamento destas doenças, consiste em despertar o espírito (Shen), abrindo os orifícios sensoriais e estimulando o cérebro, por isso os pontos de acupuntura dos canais yin devem ser selecionados.

Conforme refiro sempre, não existe apenas uma fórmula de tratamento, e todos os tratamentos devem ser realizados por profissionais devidamente qualificados.

Tratamento por Acupuntura

Segundo o Dr. Hua Long Zang (Diretor de Bai Lou Hospital de Tianjing na China)

  • Tsubo P6- Função de nutrir o coração, acalmar o espírito, promover a circulação de Qi e de Sangue
  • Tsubo Du26- Abre orifícios  sensoriais, estimula o cérebro, desperta o espírito
  • Sanyinjiao (Sp6), ponto de encontro dos três canais Yin do pé- Nutre o Rim e tonifica a medula

A complementar os tsubos anteriores, também se devem picar alguns pontos locais.

De acordo com o Dr. Zang, o uso continuo de ervas, é extraordinariamente importante na recuperação de pacientes de doenças neuro-degenerativas, por isso e aproveitando a sua vasta experiência, criou um composto chamado Neuro Plus (Nao Kang Wei Wan), patenteado em Tianjing na China e que tonifica o Rim e a sua essência, regula o Qi e circulação sanguínea, remove a estagnação do sangue e abre os orifícios sensoriais.