O que é a AcupuncturaA Acupunctura, no âmbito fisiológico, é um método de estimulação neurológico em receptores específicos.

De uma forma mais abrangente, e se calhar algo simplificada, podemos definir a Acupunctura como sendo um ramo da medicina tradicional Chinesa e um método de tratamento chamado complementar, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Acupunctura, consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados “pontos de acupunctura”, para obter um determinado efeito terapêutico.

As palavras Latinas, Acum significa agulha e punctum, picada ou punção, no entanto a tradução literal do termo Chinês, é bem diferente, Zhen (agulha) e Jiu moxa). Com a tradução, ficamos com a sensação que o terapeuta apenas trabalha com agulhas, o que de facto não se verifica. Os pontos onde são aplicadas as agulhas, podem também ser estimulados por outros tipos de técnicas, como a pressão dos dedos, o aquecimento promovido por moxa, e até o método de estimulação por Laser, ainda em estudo.

Moxa é um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele com o fim de aquecer o ponto de acupunctura pretendido