Sensações causadas pela AcupuncturaA Acupunctura em Portugal, como prática utilizada pelos Portugueses, é ainda muito recente, estando agora em franco crescimento, tanto a procura destes serviços, como a disponibilização da informação acerca deste ramo da medicina tradicional chinesa.

Uma das questões mais frequentes que é costume surgir, é se a aplicação das agulhas doi, se causam desconforto. Concordo, que me parece muito lógico pensar que poderiam ser estas as sensações, de quem recorre à Acupuntura.

No entanto, o que se passa é bem diferente. Os pacientes têm sensações semelhantes à pressão leve, como peso, dor leve ou raramente um pequenino choque que pode irradiar-se ao longo do membro, quando a agulha é introduzida. Também podem surgir a longo destas sessões, sensações de sonolência, flutuação, vontade de urinar, evacuar, corpo pesado, tonturas leves, e tremores nos músculos. Muitas das vezes estas sensações surgem apenas nas duas primeiras sessões, e são indicativas de que o paciente está a ter uma boa resposta à Acupunctura.

Alguns pacientes relataram sentirem-se piores nas primeiras 24 horas após a 1ª aplicação, mas apenas e curiosamente, na 1ª aplicação.

Na situação, de tensão pré-menstrual, ou do paciente se sentir muito tenso ou com alguma dor aguda, a aplicação da Acupunctura pode ser um pouco dolorosa. Deve falar com o seu terapeuta e este poderá escolher um outro método, como por exemplo a Moxabustão, ou até escolher outros pontos mais adequados, evitando assim qualquer desconforto.

Eventualmente, a agulha pode “acertar” nalgumas fibras nervosas na pele, provocando uma dor aguda ou tipo choque, mas esse fenómeno é extremamente raro.