A Nuca é composta por muitos nervos e terminações nervosas, o que a torna particularmente sensível.

VG16

As articulações das vértebras cervicais são delicadas e podem deslocar-se com facilidade. As pressões nesta parte do corpo terão que ser sempre suaves e cuidadosas.

A tensão e emoções reprimidas podem tornar a musculatura da nuca rígida e dolorida, restringindo os movimentos do pescoço. Usamos alongamentos para libertar os músculos e restabelecer o livre fluxo energético. No osso posterior do crânio (borda inferior do occipital), encontramos tsubos importantes.

O Shiatsu através destes tsubos (pontos) vai estimular o sistema nervoso central e intensificar o nível da nossa consciência. São óptimos pontos para aliviar a tensão e a dor de cabeça.

VB20

Na parte superior da nuca, na depressão central logo abaixo do osso occipital existe um tsubo – VG16 – que quando pressionado atinge o bulbo, controlando reflexos orgânicos importantes, como a respiração e o ritmo cardíaco.

Nas duas depressões laterais da nuca, abaixo das extremidades do occipital, ao lado do músculo “trapézio” existe o tsubo VB20 Fu Chi cuja acção tem efeito sobre a consciência, ajudando a acalmar a mente. Actua sobre a visão, audição, sistema nervoso, dor de cabeça, tensão na nuca e resfriados.

VB21

Os ombros são áreas de grande sobrecarga de tensão psicológica e emocional, apresentando a musculatura contraída. Raramente as pessoas trazem os ombros relaxados, ora os apresentam ligeiramente rodados para a frente o que lhes restringe a respiração, ora projectados para cima num esforço constante e inconsciente. Com a aplicação do shiatsu esta “estrutura” de tensão desaba sob as nossas mãos.

O VB 21 Ken Sei localiza-se sobre os ombros, no centro da linha do mamilo. É o ponto pivô da enorme tensão que se acumula nos ombros. Frequentemente encontramos um “caroço” de tensão que quando pressionando provoca o relaxamento dos ombros, numa acção que se estende pelos braços e nuca, diminuindo a irritação nervosa.