limão.pngO Limão é o fruto do Limoeiro, trazido da Pérsia para a Europa pelos conquistadores Arábes.

As aplicações do Limão são tantas , tão variadas e fazem tão bem que quase o podemos designar como uma “jóia” de fruto :)

Existem alguns mitos, como acharem que o limão é agressivo para o estômago, que descalcifica os ossos, ou até que enfraquece o organismo…Não podiam estar mais longe da verdade.

Vários estudos, provaram que o uso do limão estimula a produção de carbonato de potássio no nosso organismo (quimicamente falando, trata-se de uma base), provocando uma neutralização da acidez existente. Apesar de o limão ter como princípio activo o ácido cítrico, no interior do nosso corpo e durante a digestão ele comporta-se como um neutralizante da acidez interna. Outro benefício que o limão nos dá é o combate ao ácido úrico, o limão, tomado em jejum pela manhã, é um excelente desintoxicante e descongestionante do organismo. É também um antiséptico por excelência, é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas. Trata-se de um tonificador geral fortíssimo e ainda combate as fermentações e gases.

Mito ou Realidade?

Dizem que beber em jejum água com um pouco de limão emagrece, uns dizem que sim outros que não…Nas pesquisas que fiz, são mais os Sim. Na verdade, eu aderi à rotina de beber água logo ao acordar, e agora junto-lhe sempre umas gotinhas de limão, seguramente que não é para emagrecer, mas sim porque acredito plenamente nas vantagens que o seu uso constante me proporcionará. :)