acupuntura autismoO Autismo é mais frequente do que se imagina, sendo que a  prevalência do chamado autismo típico no mundo, é de 1,3/1000 nascimentos e o transtorno do Espectro Autista é de 1/300 a 1/170.

Perante estes estudos,e apesar de esta doença ser intensivamente estudada há já alguns anos, devemos estar atentos a como detetar o autismo, quais os sinais, cientes do que esta doença é,  do que representa na nossa sociedade, e na nossa vida, para assim podermos estar mais aptos a ajudar tanto quem sofre de autismo como quem o rodeia.

As crianças autistas apresentam frequentemente distúrbios comportamentais graves, como a auto mutilação, agressividade, sensibilidade anormal entre muitos outros comportamentos desadequados. Apesar dos intensos estudos à volta do autismo, as dúvidas e incertezas ainda sãos muitas, pois este é um distúrbio muito complexo que envolve várias regiões cerebrais.

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o termo autismo não existe,mas os seus sintomas enquadram-se no chamado Síndrome dos cinco atrasos. O que significa um desequilíbrio dos órgãos, um desequilíbrio dos cincos elementos.

Os órgãos que no síndrome dos cinco atrasos estão em desarmonia são o coração, o baço-pâncreas e o rim. A desarmonia no coração, inibe a conexão emocional com os outros, a deficiência no baço-pâncreas comportamentos obsessivo-compulsivo, tão comuns no autismo e gera problemas digestivos e o rim, órgão de extrema importância, na MTC, está envolvido com a predisposição genética, o Qi ancestral ou pré-natal que nos autistas costuma ser deficiente.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o rim também desempenha um papel importante no desenvolvimento do cérebro.

Um  diagnóstico correto é essencial para um tratamento eficaz, e por isso devem ser relatados ao terapeuta todos os sintomas do paciente, como é a salivação, as fezes, eventuais cólicas, se tem vontade de comer coisas estranhas, se dá risadas sem razão aparente, olhar vago, distúrbios do sono, infeções recorrentes do trata respiratório e ouvido, sudorese anormal, se tem ou não uma sensibilidade exarcebada nos órgãos dos sentidos entre outros.

O tratamento por acupuntura, como temos vindo a dizer, não é único e estático, sendo uma das propostas para tratar o autismo começar por harmonizar o Qi, fazê-lo fluir, acalmar o Shen, fortalecer o Baço, tonificar o Yin do Rim. Para otimizarmos os resultados , devemos também complementar o tratamento por acupuntura, com Auriculoterapia e fitopuntura.

Tsubos: VC4; IG4; TA5; R6; BP6;