As estrias não são mais que um rompimento das fibras elásticas, que sustentam a camada intermediária da pele. Surgem tanto em homens como em mulheres, não dependem da idade e podem tornar-se muito inestéticas. Existem muitas formas de disfarçar e quase eliminar as estrias sendo a  acupuntura estética  um dos tratamentos mais eficazes.

O aparecimento das estrias depende muito do tipo de pele de cada um, mas existem algumas situações tipo, que propiciam a “implementação” da estria no nosso corpo :)

  • Ganhos e perdas rápidas de peso, devem ser evitadas. Corpo saudável, comida saudável. Para promover a elasticidade e saúde da pele e evitar estrias deve-se incluir na alimentação alimentos com  vitamina A, C e E, que fomentam a formação de colagéneo.
  • Medicamentos. O uso prolongado de alguns medicamentos à base de corticosteroides pode originar a formação de estrias largas de aspecto rosa/violeta. Áreas do corpo com a pele mais fina, como as axilas e as virilhas são mais susceptíveis ao aparecimento das estrias.
  • Excesso de exercício físico. O exercício em demasia e principalmente o de impacto como saltar, podem provocar estrias no corpo.
  • A gravidez apesar de tudo de maravilhoso que traz, também pode provocar estrias. Além das hormonas que se encontram ao rubro, o natural crescimento da barriga, ancas e rabo propiciam o aparecimento das estrias. Deve colocar várias vezes ao dia um creme gordo. A pele nesses locais específicos deve estar sempre hidratadas.
  • Crescimento rápido, que normalmente se verifica na adolescência. Aqui também os rapazes, geralmente menos susceptíveis de ganharem estrias, podem adquirir algumas.

A estria como cicatriz que é, não desaparece totalmente, no entanto pode ser significativamente reduzida, chegando até a  passar despercebida. Existem vários tratamentos estéticos sendo que a sua maioria recorre a produtos químicos. A acupuntura estética, é um tratamento completamente natural, sem efeitos secundários, milenar no mundo oriental e que  além de tratar o problema vai mais fundo até à sua causa. Por todas estas razões, a acupuntura estética está a crescer em Portugal e em todo o mundo Ocidental :)