As dores de joelho podem ser causadas por uma invasão de Vento-Frio-Humidade com predominância de Vento ou Humidade. A acupuntura é um método de tratamento eficaz para ambas as causas, e neste artigo, daremos a conhecer os sinais e sintomas, principio de tratamento, tratamento por acupuntura e a sua respetiva explicação.

Quem padece de dores de joelho causadas pela invasão de Vento-Frio-Humidade com predominância de Humidade, apresenta edema e dor nas articulações do joelho, que agravam com os dias chuvosos e nublados, tem uma sensação de peso nos joelhos e membros inferiores e parestesia nos joelhos. O movimento das articulações é limitado, a língua apresenta-se com saburra branca e gordurosa.

O princípio de tratamento para a dor de joelho causada pela invasão de Vento-Frio-Humidade com predominância de Humidade consiste em eliminar a Humidade, dispersar o Frio e Vento, promover a circulação colateral e sedar a dor.

O tratamento por acupuntura para este tipo de dores faz-se picando o ponto de acupuntura TA6; IG4; VB34, ponto extra Xiyan; E40; BP6; BP9; e pontos Ah Shi.

O tsubo IG4 dispersa o vento patogénico Externo, elimina o Frio e alivia os sintomas Externos. O tsubo E40, ponto de conexão, ativa a circulação nos canais, elimina a Humidade e alivia a dor no joelho. O BP6, é o ponto de encontro dos três canais Yin do pé, e o BP9, ponto Mar, eles ativam  o Baço e o Estômago, eliminam a Humidade, promovem a circulação de Sangue e aliviam a dor no joelho. Os pontos As Shi, ponto extra Xiyan, VB34 e VB35, regulam a circulação de Qi e Sangue na zona e também aliviam a dor no joelho.