A raça de cães Dachshund os populares “salsicha” sofrem frequentemente de degeneração e rompimento dos discos, que ficam entre as vértebras da coluna vertebral, o nome clinico desta patologia é discopatia intervetebral na região toraco-lombar. Com base em estudos realizados, pode-se afirmar que a acupuntura e principalmente a electro-acupuntura em associação com a medicina convencional, acelera significamente o tratamento.

A acupuntura trata os “salsichas” , atenua grandemente as dores que estes cães tem na coluna e que lhes provoca uma enorme dificuldade de locomoção. Estes estudos fizeram parte da pesquisa de Ayne Murata Hayashi, para a sua tese de mestrado.

Foram analisados cinquenta cães “salsicha”, vinte e seis receberam um tratamento de electro-acupuntura mais o tratamento normal à base de anti-inflamatórios, o outro grupo recebeu apenas o tratamento convencional, com anti-inflamatórios.

Os resultados foram claros e animadores, a recuperação dependendo do grau da lesão, fez-se em metade do tempo necessário à recuperação através do tratamento convencional. Foram também estudados animais com dores crónicas e défice neurológico prolongado e mais uma vez os resultados do tratamento por electro-acupuntura foram animadores e significativos :)

O tratamento por acupuntura e electro-acupuntura é possível e viável sem recorrer a agulhas, apesar destas serem finissimas e quase não se sentir a sua introdução na pele. Atualmente já existem os apontadores de laser e electrodos para os cães mais nervosos :)