OrelhaA auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. É uma forma de medicina alternativa, ou complementar, que considera a orelha um microssistema, com o corpo humano totalmente representado no seu pavilhão auricular.

Na Medicina Tradicional Chinesa também as mãos e os pés são considerados microssistemas, mas a orelha é sem dúvida alguma, o microssistema mais conhecido e usado.

Esta foi uma técnica desenvolvida por Paul Nogier, e defende a existência da relação (reflexo) entre determinadas regiões da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. Isto significa, que quando há um problema num determinado órgão, por exemplo o fígado, uma determinada região do pavilhão auricular, será afetada.

Assim, um estímulo nessa zona do pavilhão auricular,reflectir-se-á no órgão correspondente, neste exemplo, o fígado.

Na auriculoterapia, são usadas várias técnicas, por exemplo o estímulo com laser (AuriculoLaserterapia), estímulo com punção de agulhas (Auriculoacupuntura), estímulo com vários tipos de sementes (Auriculofitoterapia), entre outros.

Muitos terapeutas associam dois ou mais tipos de tratamentos, por exemplo acupuntura com auriculoterapia e/ou fitoterapia, otimizando os resultados obtidos. A auriculoterapia também pode ser feita em crianças, e apresenta excelentes resultados, no entanto o pavilhão auricular é uma zona sensível e toda e qualquer manipulação ou estimulo, deve ser feito por um terapeuta devidamente habilitado.

O tratamento através da auriculoterapia é muito eficaz para casos de asma, bronquites, rinites, compulsão alimentar, ansiedade, depressão, enxaquecas, inflamações, dor e outras.

As sessões de auriculoterapia, variam de terapeuta para terapeuta, mas normalmente duram cerca de 30 minutos, onde 20 minutos são para proceder aos estímulos auriculares,  através da pressão e massagem dos dedos, ou por laser ou até com agulhas próprias nos pontos auriculares. No final, aplicam-se na orelha nos pontos pretendidos, ou sementes de plantas especificas para este efeito, ou cristais radiônicos, mini agulhas, entre outros.