tremoços.pngQuem não gosta de se sentar numa esplanada numa tarde bem soalheira a beber uma cervejinha com um pratinho de tremoços ao lado? Pois é :) é um dos muitos prazeres que a vida nos pode oferecer, e se não abusarmos da cerveja, este prazer não mata nem engorda :)

É verdade o tremoço tão conhecido como sendo um aperitivo é afinal muito mais que isso, é a semente das plantas fabáceas (tremoceiro), não comestível (tóxica) quando colhida da planta ainda em grão seco. Para se poder comer e saborear, o tremoço é então cozido e demolhado em água salgada.

O tremoço é um alimento fantástico rico em proteínas, mais nutritivo que o leite ou a carne, embora não seja um substituto destes. rico em vitaminas do complexo B e E, cálcio, ferro, fósforo, potássio, ómega 3 e ómega 6 (ác. gordos insaturados). Por todas estas propriedades os tremoços são excelentes para os ossos e intestinos, controlam também a taxa de açucar no sangue (óptimo para os diabetes), ajudam a controlar o colesterol e reduzem o apetite.