macaMaca é uma raíz originária do Peru, cujo  formato se assemelha ao rabanete e  cuja composição é riquíssima, cheia de vitaminas, minerais, proteínas, e fibras. É um suplemento alimentar, cujos benefícios já conquistaram o povo Peruano, e Brasileiro, mas que aqui ainda é pouco conhecido.

A maca, é excelente para quem pretende perder peso, dando uma sensação de saciedade e consequente redução de apetite. Contém cálcio, ferro, magnésio, sódio, potássio, fósforo, vitaminas C, E, B1 e B2, constituindo assim um fantástico suplemento para quem pretenda ganhar massa muscular.

Como alimento revigorante e recuperador que é, a maca, é essencial para quem pratica uma atividade física intensa ou tem uma vida desgastante tanto do ponto de vista físico como mental.

Este é sem dúvida um super alimento que se adapta ás necessidades do corpo, oferecendo uma boa resposta ao stress, ansiedades e até lesões físicas. Uma outra propriedade da maca é a sua capacidade de regulação  hormonal, estimulando o corpo a produzir ou a reduzir o número de hormonas, conforme as suas necessidades.

Além de aumentar os níveis de fertilidade, aumentando a contagem de esperma, a maca é um poderoso afrodisíaco natural, podendo ter uma ação significativa em muitos dos casos de impotência sexual.

Um estudo realizado por um cientista da Universidade Peruana Cayetano Heredia, no Peru, observou os efeitos da maca num universo de homens entre os 22 e os 44 anos, durante quatro meses. Os resultados comprovaram um aumento significativo na quantidade de sémen, na contagem de espermatozóides,  na motilidade espermática, confirmando assim o facto de poder ser, à semelhança da acupuntura um potenciador da fertilidade feminina.

Outras psquisas se juntaram, onde os resultados mostraram que a ingestão da maca, aumentava o desejo sexual, e diminuía a ansiedade. Acredita-se que esta raíz, tenha ação sobre o hipotálamo e sobre as glândulas supra-renais, o que lhe confere estes efeito estimulante.

Ervanárias e algumas farmácias vendem maca em pó, é assim que costuma ser consumida excepto no seu país natal. Quanto à quantidade a utilizar, eu sou de opinião de que devemos consultar sempre quem saiba, portanto um profissional, mas o bom senso deve estar sempre presente.

Como sugestão, pode deitar uma colher de sobremesa de maca, num batido, antes ou depois do exercício físico. É extraordinariamente energético e revigorante :)