não às rugasAs rugas fazem parte do envelhecimento,  não podemos dizer não às rugas a 100%, mas podemos atenuá-las, retardá-las e melhorar a nossa auto-estima. Felizmente já existem alternativas para melhorar a  beleza e o bem estar de cada um, e nem todas passam pelos dispendiosos,tratamentos de estética.

O aparecimento e desenvolvimento das rugas, deve-se em grande medida a fatores genéticos, mas também a fatores ambientais e estilos de vida, como o tabaco, o stress, a alimentação o sol, como tratamos a nossa pele e as alterações hormonais. Assim, existem procedimentos que devemos incluir na nossa forma de viver e torná-los hábitos.

Fumar é um potenciador de rugas na pele, retira-lhe o brilho tornando-a macilenta e sêca. O sol é um fator ambiental, com o qual devemos ter alguns cuidados, como evitar as horas de maior calor e usar diáriamente um protetor solar apropriado. Abusar do sol, leva garantidamente a um envelhecimento precoce. A alimentação é muito importante, não só em termos de saúde mas também na estética. Os alimentos muito açucarados devem ser evitados, pois o açucar em excesso no sangue pode-se ligar a proteínas estruturais por exemplo o colagénio, e modificar-lhe a estrutura.

Para retardar o aparecimento das rugas, melhorar o aspecto da pele e aumentar a sua energia e bem-estar deve aumentar o consumo de cereais integrais e legumes, uma vez que são ricos em fibras ajudando assim a regular a glicémia no sangue. Comer muita fruta fresca  é excelente para combater os radicais livres, graças ao poder antioxidante da fruta. Priveligiar o consumo de peixe ao de carne, principalmente o peixe gordo rico em ómega-3.  A hidratação do corpo é essencial, por isso ingerir 1,5 a 2l de água é obrigatório :)