sistema imunológico.pngHoje mais do que nunca faz sentido falar de “reforço do sistema imunológico“, estamos precisamente agora a debatermo-nos com uma possível pandemia de Gripe A, o que torna o assunto muito sério e grave.

Não vou falar das medidas especificas de como evitar a gripe A em particular, pois acredito que por esta altura, já todos temos uma ideia muito clara das mesmas (lavar as mãos com gel de álcool frequentemente, evitar os beijos e abraços…), mas vou falar sim, de algo muito importante, o nosso sistema imunológico, grande responsável pela entrada ou não, de agentes patogénicos no nosso organismo.

Quanto mais forte e reforçado estiver o nosso sistema imunológico, menos doenças iremos ter e/ou menores serão, as reacções negativas do nosso organismo a agentes patogénicos invasores. Assim vou deixar aqui alguns conselhos práticos que espero que sejam de grande utilidade para todos. Cuide de si :)

1- Alimentação

Uma alimentação variada e regrada é fundamental, pois os alimentos contêm substancias bioactivas que estimulam o sistema imunológico aumentando a resistência a bactérias e vírus. sabe-se através de estudos já realizados, que os vegetarianos tem 2x mais resistência ao cancro que as pessoas que englobam a carne na sua dieta.

Para aumentarmos a nossa imunidade devemos consumir:

Iogurtes –Podem estimular a produção de anticorpos e combater as células cancerosas.

Alhos – Entre outras enormes vantagens, estimula a resposta imunológica, é um fortificante do coração. Deve comer duas cabeças por dia.

Cenoura – Estimula as células imunológicas responsáveis pela protecção do nosso organismo às diversas infecções a que estamos constantemente sujeitos

Zinco – Rejuvenesce todo o nosso sistema. Quem está na considerada meia idade, deve ter atenção e tentar ao máximo incluir o zinco na sua dieta. Um dos alimentos que devemos consumir para o efeito, são as outras.

Vitamina C – Acção antioxidante. Efeitos benéficos principalmente nas infecções respiratórias e nas gripes.

2- Viva em Equilíbrio consigo mesmo

Evite tudo o que a faça zangar e/ou deprimir. Fuja mesmo.

Na Medicina Tradicional Chinesa, a doença só surge quando existem desequilíbrios mais ou menos prolongados na nossa vida e que acabam por se “entranhar” em nós mesmos.

Quando acordar e for fazer a sua higiene matinal, inclua 1 minuto (basta 1) para se rir ao espelho. Sim…ria para si mesma, não imagina o efeito que este pequeno gesto terá na sua vida.

3- Faça Exercício Físico

Exercitar, mexer, explorar e mimar o nosso corpo físico, faz bem…Está provado que diminui a osteosporose, diminui o stress, aumenta os níveis de seratonina no corpo, enfim alivia-nos mentalmente e fortalece-nos fisicamente.

Quem não gosta de nenhum tipo de exercício físico, experimente caminhar cerca de 30 minutos por dia, escolha um local bonito, relaxante, inspirador.

4- Tome Fortificantes Imunológicos

A Echinacea é uma planta muito aconselhada nesta altura, pois além de ser um fortificante imunológico é muito usada em tratamentos complementares de gripes, resfriados, sinusites, rinites e faringites.

5- Medite

consiga dentro do seu dia 10 minutos para dedicar em exclusivo à meditação. Esta pratica promove saúde. Equilibra as suas ideias, ajuda as suas tomadas de decisão, clarifica a sua vida.