A psoríase pode ser uma doença grave.

A psoríase pode ser uma doença grave.

psoríase.pngA psoríase é uma doença de pele, hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático. É uma doença incurável, e não contagiosa nem por transfusão sanguínea. A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta. É uma doença crónica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na distribuição e no grau de gravidade das lesões cutâneas. (Fonte: Wikipédia)

Qualquer pessoa pode sofrer ou vir a sofrer de psoríase, esta manifesta-se tanto em homens como em mulheres em qualquer idade. É mais frequente em indivíduos de raça branca, sendo rara em negros, índios, asiáticos e inexistente em esquimós.

Temos diferentes tipos de psoríase: em placas, invertida, em gotas, palmoplantar, pustulosa, eritrodemia e a psoríase artropática.

Como a psoríase afecta um órgão externo e visível, a pele, o paciente não sofre apenas fisicamente mas também e muito psicologicamente, são os olhares interrogativos, de medo, o bzbzbzbz ao ouvido do colega a distância que naturalmente se cria quando não fazemos ideia do que padece alguém que muitas vezes apresenta um aspecto….estranho e talvez pouco saudável. Existem muitas mais pessoas com esta doença do que imaginamos, logo vamos ter cuidado com as nossas reacções perante alguém que apresente um problema de pele. Antes do “chega para lá” vejamos se aquele problema oferece algum risco à saúde pública e se realmente não oferece, que tal um pouco de carinho e apreciação? Imaginem o que esse ser humano já não passou e passa só de olhar para o espelho, ok? 🙂

Mas, não nos podemos esquecer que há solução para tudo ou quase tudo 😉 , existem tratamentos cujos resultados variam muito de indivíduo para indivíduo, no entanto e apesar de sabermos que esta é uma doença para toda a vida, podemos controlá-la e reduzir drasticamente a sua manifestação.

Assim, em primeiro lugar devemos evitar o stress, álcool, tabaco, alguns analgésicos e anti inflamatórios . Em segundo, apanhar sol com moderação ,(faz bem ao corpo e à alma :)) , posteriormente temos uma série de tratamentos, que variam de acordo com o tipo e gravidade da psoríase, e também com a bolsa do paciente (infelizmente só em raras excepções e de muita gravidade, é que existe comparticipação em alguns tratamentos como o uso de injecções), uso de pomadas e banhos sobre a pele, luz ultra-violeta, tratamento com medicamentos imunobiológicos, limpeza por peixes, climaterapia e por ultimo mas não menos importante o tratamento através da acupunctura.

3 Comentários

  1. Neusa M.S.Reggio

    Infelismente tenho um neto de 3 anos e meio que sofre dessa enfermidade ,no caso ele so foi tratado no começo desse ano pois a mae nao queria usar cortizona nele ,hoje ele esta bem melhor aparentemente ,pois eram muito feias as manchas pois eram enormes em redor dos seus olhinhos ,pele do rosto maos pes eram muito asperos ate de tocar era ruim ,hoje ele esta melhorando ,somente as maos em volta dos dedos indicadores e polegares estao grossos e asperos e se deixar de passar o creme no dia seguinte vao reaparecendo as feridinhas e manchas pois esta usando uma pomada chamada Protopic ,somente essa pomada vai fazer bem a ele? ou precisaria entrar com mais medicamentos? ele ja desde pequeno se sentia envergonhado pois começou a se manifestar quando ele ainda tinha 1 ano e meio pois quando viam ele se assustavam e perguntavam o que era aquilo,entao ele se escondia atraz da gente ou de quem estivesse com ele;poderiam por favor me darem uma sugestao opiniao ou indicar um medico gratuitamente para prosseguir o tratamento? por favor como vó me sinto impotente diante dessa situaçao , poderiam me responder o mais rapido possivel?by:- vóvó aguniada! desde ja agradeço; DEUS os abençoe!

  2. tive um inicio e graças a DEus desapaareceu um pouco. tornando-a imperceptivel só eu seu, mais tenho 2 pontos que sempre cossa. me veio quando estava muito stressado e comecei a tomar sibultamina para emagresser. não sei o que isso tem a ver mais coincidiu justo quando eu estava tomando. logo que parei de tomar os sintomas tambem desaparesseram. cheguei a sangrar pelos poros, e achava muito estranho. confesso que fiquei com medo. procurei um medico que de nada me ajudou. mais so o fato de diser que achava que era pseurise, já fiquei calminho…. se for stress então tratei de me acalmar. viagei e quando voltei, não senti mais os sintomas. mais tenhos 2 carossinhos um no cotovelo e outro no tornozelo que não saram nem a pal

  3. tenho essa doença a pouco descobri , ja tenho ,a 10 anos .ficocom vergonha tenho muitas manchas ,estou indo no dermatologista

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *