Edema na Acupunctura

Edema na Acupunctura

edemaGraças aos muitos excessos cometidos nas sociedades Ocidentais, os edemas tendem a afectar cada vez mais pessoas e durante mais tempo. Podemos definir edema como sendo uma retenção de fluidos sob a pele e que se pode verificar em redor dos olhos, na face, nos membros e no abdómen. O edema na acupunctura tem como é natural uma abordagem muito própria, mas que vou tentar simplificar ao máximo.Na Acupunctura, ramo da Medicina Tradicional Chinesa, o edema relaciona-se com o Rim e o Pulmão. O Rim é a raiz e o Pulmão o final. no entanto a sensação de plenitude, edema e Umidade são provenientes do Baço, logo os órgãos fundamentalmente responsáveis pela retenção de líquidos no corpo, são o Pulmão, o Baço e o Rim. No entanto há quem relacione também o edema ao Baço e estômago.É importante perceber que tipo de edema é que o paciente apresenta, Yang ou Yin, sabendo de antemão que os problemas Yang são quase sempre bastante mais fáceis e rápidos de tratar que os Yin.

Um edema Yang é caracterizado por inquietação mental, urina escura, inchaço e obstipação. O edema Yin, apresenta inchaço sem inquietação mental e sem urina escurecida, mas apresenta fezes moles.

3 Comentários

  1. BOA TARDE! QUERO TIRAR ESTA DUVIDA. APÓS A ACUPUNTURA É NORMAL SOMENTE EM LOCAL FICAR UM POUCO INCHADO? AGUARDO RESPOSTA. GRATA.

  2. Boa tarde,

    às vezes a introdução de uma agulha na pele pode provocar uma pequena hemorragia sub-cutânea que leva ao aparecimento de um pequeno inchaço perfeitamente localizado.
    Logo na altura quando é detectado, aconselho pegar numa compressa ou até algodão e pressionar um pouco. Se voltar a acontecer verá que melhora muito.

  3. quando tem edema e sai tipo um plasma é normal o que fazer isso ajuda a diminuir o edema??

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *