chadealfaceA alface é uma planta hortense, utilizada há séculos na alimentação humana. O seu valor energético é muito baixo, pois 96% do seu conteúdo é água, no entanto contém ferro, muito importante no transporte do Oxigénio no organismo, é rica em fibras e apresenta pequenas quantidades de minerais como o fósforo e o cálcio.

alface possui inúmeras propriedades medicinais, é calmante, apresenta funções de laxante, é anti-alérgica, tem uma acção importante no alívio da angina de peito, é benéfica no tratamento da artrite e reduz a aterosclerose.

Quem sofre de insónias, antes de se iniciar nos tão conhecidos químicos os “sedativos”,que como todos sabemos são cheios de contra-indicações, causam habituação, alguns engordam, outros provocam a disfunção eréctil,outros…enfim…devia experimentar tomar um chá de alface. Basta deixar durante alguns minutos umas folhas de alface num tacho com água a ferver. Quando a cor da água estiver a ficar amarelada, está na hora de desligar. Tomar 1 pequena chávena (cerca de 130ml de chá se tivermos usado 400ml para ferver a alface). Não devemos exceder esta quantidade que é mais do que suficiente para o efeito pretendido.

Para crianças agitadas e com dificuldades em dormir, existem uns xaropes de alface muito bons, mas um chá de alface tem o mesmo efeito e é mais barato :).Atenção a  quantidade  a dar é bastante menor, uma colher de sopa ao jantar e outra antes de deitar, deve ser o suficiente para sossegar 🙂