reflexologiaA reflexologia surgiu na antiguidade, não se sabe ao certo quando nem como começou mas sabe-se que tem sido praticada com sucesso, ao longo da história e por diversas culturas.

Segundo uma teoria, a reflexologia teve a sua origem na China hà cerca de 5000 anos. No entanto, o documento mais antigo que descreve a prática da reflexologia foi encontrado em escavações no Egipto, no túmulo de um médico Egípcio e pensa-se que terá sido produzido á volta de 2500-2330 a.c.

A reflexologia, é o estudo de determinadas áreas reflexas, das suas funções e também das suas acções face a patologias humanas. É uma técnica curativa Holística- termo derivado da palavra Grega Holos que significa “inteiro”. A reflexologia procura de facto, tratar o individuo no seu todo, o corpo e a alma.

As principais áreas reflexas que se trabalham são: as palmas da mão (reflexo palmar), os pés (reflexo podal), as orelhas (reflexo auricular), a face (reflexo facial) e o crânio (reflexo cranial).

Na reflexologia, exerce-se uma pressão nas áreas reflexas, usando-se técnicas específicas, que realmente provocam alterações fisiológicas que promovem a estimulação do próprio potencial de cura do organismo.