A acupuntura é um tratamento eficaz nas artroses, que vão surgindo geralmente com o avançar da idade. A novidade é que a acupuntura trata as artroses em cães, gatos e outros animais, e apresenta uma elevada taxa de sucesso.

As medicinas alternativas estão cada vez mais, a ganhar o seu espaço na Europa. Apesar da natural resistência à  mudança, os resultados falam por si e as mentalidades acabam por se abrir e permitir a entrada de novos conhecimentos, novos tratamentos, novas experiências à muito existentes noutros cantos do mundo.

Com a acupuntura animal, passa-se o mesmo…Primeiro estranha-se, depois experimenta-se e por fim se calhar “entranha-se” 🙂 Já há alguns anos que a acupuntura serve de tratamento a animais. Infelizmente continua na sua maioria, a ser procurada para problemas para os quais a medicina convencional não tem grandes respostas, mas enfim é uma porta de entrada…

Nem todos os animais reagem bem à introdução das agulhas de acupuntura apesar destas serem finíssimas, nestes casos existem alternativas como o laser, o shiatsu, a moxabustão perto do tsubo pretendido entre outras.

Os nossos amigos cães, principalmente algumas raças como os labradores, desenvolvem muitas das patologias que nós humanos tão bem conhecemos, neste caso em particular refiro-me às dolorosas artroses. São cães que gostam de comer e inevitavelmente com a idade tornam-se menos ativos o que contribui para o excesso de peso que de facto a maioria apresenta. A acrescentar aos problemas que o excesso de peso acarreta, os labradores são propensos a deformações osseas que se tornam extremamente dolorosas e incapacitantes, sendo bem visível o sofrimento destes “amigos do homem”.

Nesta situação a acupuntura tem uma excelente resposta,  evita o consumo de quimicos, e trata a artrose. Além de poder observar logo na primeira sessão uma maior e melhor locomoção do seu cão, posso assegurar que com mais algumas sessões de acupuntura ele  sairá muito mais relaxado.