Rir é o melhor remédio para muitos males, e para a dor também… Através de um estudo da Universidade de Oxford, podemos combater a dor a rir, uma vez que assim, se libertam para o organismo substâncias químicas que agem como analgésicos.

Estes estudos, defendem que uma boa gargalhada, aumenta a produção de endorfina, que é um neurotransmissor e também uma substância química utilizada pelos neurónios na comunicação do sistema nervoso. A sensação de satisfação que a libertação desta substância química provoca no ser humano, já é conhecida e muito falada. Comer chocolate, pimenta ou praticar exercício físico aeróbico por mais ou menos 30minutos, estimula a produção e libertação de endorfina. Por isso nos sentimos tão bem…

Julga-se que parte do sucesso do tratamento da dor pela acupuntura, se baseia na provocação do estímulo pelo manuseamento das agulhas nos tsubos,  necessário à libertação de endorfina. Agora, as investigações vão mais longe, e além do efeito de satisfação, bem-estar e euforia, a endorfina atua também como analgésico, atenuando qualquer dor, bastando para isso rir…Rir bastante  de preferência:)